7-dicas-para-lidar-com-o-stress-de-final-de-ano

Dezembro está aqui!

Ai, como eu amo essa época do ano! Sinto uma energia maravilhosa de Amor e de compartilhar no ar.

Por outro lado, pode ser uma época avassaladora. A proximidade das férias pode demandar que se trabalhe ainda mais; o trânsito pode ficar mais intenso; a agenda pode ficar apertada com tantos compromissos… E uma série de outros fatores podem demandar ainda mais sua atenção e, quando você vir, já poderá estar imersa no stress.

Dessa forma essa época, que poderia ser tão mágica e especial, pode acabar perdendo o brilho. Pensando nisso preparei este post com 7 dicas para que você possa lidar com essa época do ano sem se estressar:

 1. Medite

E medite, e medite, e medite, e medite de novo… Sim, não canso de bater nessa tecla: faça do meditar um hábito como escovar os dentes. Se você já se dedica à prática não permita que a “falta de tempo” do final de ano te tire essa conquista, e se você ainda não pratica, que tal se dar esse presente de Natal?

No nosso canal tem vídeos sobre meditação: este AQUI é para falar sobre a meditação para iniciantes em linhas gerais, este AQUI traz a meditação para iniciantes na prática, este AQUI tem uma meditação guiada que é mais que especial para mim e este AQUI traz uma meditação para o perdão maravilhosa para fechar o ano deixando tudo que tem que ficar para trás, para trás – aproveita que 2016 é um ano de finalizações e 2017 um ano de inícios! Falarei mais sobre num áudio que já está quase saindo do forno!

 

2. Coma bem e cuidado com a bebida

No Brasil as festas de fim de ano acontecem no verão. Logo, dezembro já é um mês bem quente. Tendo em mente que, normalmente, o cardápio de Natal e Reveillon costuma ser bem pesado para o clima quente (oi, maionese, massas, carne de porco, tortas doces, sobremesas em geral etc, além de bebidas alcoólicas), não perca a mão no restante do mês.

Sei que nessa época do ano também acontecem as maravilhosas confraternizações, e não estou falando para não comer, mas quando não estiver nesses eventos, procure comer bem e de acordo com o clima. Afinal, quem vai querer ficar com dor de barriga, dor de cabeça, indigestão e mal estar logo num mês cheio de coisas tão legais?

Aproveite as festas de final de ano para compartilhar comida com quem precisa! Neste vídeo AQUI falo exatamente sobre isso.

 

3. Beba muita água

Parece loucura falar que precisamos beber água, né? Pois é, mas muitas vezes esquecemos de algo tão básico, sobretudo na correria. E isso vale para que você fique de olho também nas crianças e nos idosos, pois muitas vezes eles não bebem água o suficiente e isso é super importante para eles.

Além disso, devido ao calor suamos mais: é super importante repor os líquidos. Um liquido fabuloso ao qual temos mais acesso no Brasil é a água de coco. Sim, ela é excelente para repor nutrientes, deliciosas e… sinto muitas saudades, por aqui ainda não vi água de coco fresquinha, sando direto do coco para o meu copo. Então aproveita!

 

4. Siga com sua rotina de exercícios físicos

Não permita que a “falta de tempo” te impeça de seguir com sua rotina de exercícios. Os exercícios liberam endorfina, e isso nos ajuda a ter um maior bem estar ao longo do dia. Procure fazer seus exercícios, não importa o horário: se sua agenda apertar, reserve sempre 1 horinha, que é apenas 4% do seu dia para se dedicar ao seu bem estar.

Neste vídeo AQUI eu falei sobre a importância dos exercícios físicos para a nossa espiritualidade.

 

5. Leia a livros, textos e assista vídeos que te inspiram e trazem leveza

Já falamos várias vezes sobre o quanto tempos facilidade para nos conectarmos com a negatividade aqui no 1%, não é mesmo? Ligamos a TV e vemos inúmeras tragédias. Folheamos os jornais e as notícias não são muito diferentes. Nas conversas, sempre tem aquela pessoa que tem uma história terrível para contar. Qual a solução então, é tornar-se alienado? Nada disso.

A solução é selecionarmos o que consumimos. Saber o que ocorre no mundo, no nosso país, na nossa vizinhança é extremamente importante, mas remoer detalhes, passar a julgar e a imaginar um futuro tenebroso… bem, aí já é outra história. Como tomaremos conhecimento de muitas notícias, isso é inevitável, cabe a nós escolhermos conscientemente sempre que pudermos um conteúdo mais enriquecedor para consumimos. Isso nos ajuda a elevar nossa energia, nos ajuda a entender melhor o funcionamento do Universo, nos ajuda a compreender como usar as notícias nem tão bacanas para nosso crescimento e para manifestarmos um mundo melhor para todos. Procure pessoas que compartilham mensagens que agregam e que te façam voltar para os trilhos sempre que necessário. Assista a vídeos dessas pessoas, ouça áudios, leia textos e livros. Aliás, adoro a idéia de deixar um livro ou deck de cartas com mensagens positivas do lado da cama, e tiro uma antes de dormir e uma ao acordar.

Sobre esse assunto, tem este vídeo AQUI no canal falando sobre a Mídia e a Negatividade, e também tem esse AQUI falando sobre como usar as notícias de tragédias para manifestar algo positivo.

 

6. Programe-se para o mês de dezembro

Pega seu planner, seu caderno, sua agenda, seu celular, e anota o que tem que fazer. Faça uma lista, em seguida a divida por ordem de urgência, de local (às vezes você vai levar a calça para fazer barra, comprar presentes e aspirina no mesmo lugar, como no shopping, por exemplo). Selecione as Top 3 prioridades sobre o que fará em cada dia e vá cortando tudo que for sendo feito. Não deixe para a última hora, sabe aquela coisa de estar dia 24 no shopping ou no supermercado? Planeje-se para impedir isso. É possível.

Ah, e para o comecinho do ano que vem estou planejando um curso sobre planejamento que se baseia em planejar a vida com propósito, com motivo, com razão; de acordo com as leis espirituais e as leis terrestres (aka relógio, o senhor do tempo do 1% hehe). Vou contar sobre meu método de planejando que me permitiu conciliar e manifestar muitas coisas incríveis neste ano de 2016 na minha vida, como a consolidação do meu trabalho online, minha imigração, meus relacionamentos e meu casamento. Uma grande lição que aprendi na vida foi que podemos recuperar muitos “bens”, podemos perder todo o nosso dinheiro e recuperar tudo de novo, podemos ficar muito doentes, perdendo nossa saúde e podemos recupera-la novamente, mas o tempo não: ele só vai. Então vamos fazer o máximo do tempo que temos por aqui, sem ansiedade e com muita apreciação e alegria.

 

7. Deixe para programar o ano que vem em janeiro

Eu prefiro. O final do ano chega numa correria, muitas pessoas experimentam uma ansiedade a mais, o planejamento para as festas e até mesmo para viajar. Para quê colocar uma tarefa a mais nesse período? No fim seu planejamento pode acabar virando apenas uma imensa To-Do List para o ano seguinte. Além disso, na minha visão é primordial reservar um tempo para CURTIR essa época do ano, sabe?

Com a virada do ano estaremos ainda mais relaxados e com as baterias recarregadas para planejar de modo mais eficiente e real o ano que está começando. Podemos nos dedicar a essa tarefa, então, com mais leveza e diversão.

É isso que farei e compartilharei com vocês no curso \o/

 

Bora lá aproveitar cada minuto deste dezembro da melhor maneira possível?

 

Rachel Newman